Total de positivos chegou a 4.476 nesta segunda-feira (29), enquanto o de óbitos subiu para 144.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), durante live nesta segunda-feira (29) Reprodução/Facebook O total de casos positivos de Covid-19 chegou a 4.746 nesta segunda-feira (29), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o diagnóstico de mais 226 pacientes.

A cidade registrou mais uma morte de paciente com o novo coronavírus, subindo para 144.

A vítima é um homem, de 73 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e estava internado em um hospital público.

O óbito foi registrado no domingo (28).

Das 15.726 suspeitas da doença registradas no município, 7.068 foram descartadas.

Pacientes internados Em uma transmissão pelo Facebook na tarde desta segunda-feira, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que a ocupação chegou a 98,2% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid, o que equivale a 164 internados nas 167 vagas abertas. Na enfermaria, há 175 pacientes nos 257 leitos reservados nas redes pública e privada.

Ainda segundo Nogueira, nas 26 cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde XIII (DRS), a taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 86,89%, o que corresponde a 182 internações nas 210 vagas disponíveis. "Esses índices estão subindo.

Temos que ter muita cautela.

O momento é de extrema atenção para que nós possamos abaixar os casos, abaixar a ocupação dos leitos de UTI, e não colocar em risco a vida de mais pessoas", disse Nogueira.

Ampliação de resultados O prefeito lembrou que está prevista para esta semana a chegada de um robô cedido pela Fundação Fiocru.

O equipamento deve dar mais agilidade ao processamento de amostras colhidas dos pacientes com suspeita de novo coronavírus.

Segundo Nogueira, 800 análises podem ser feitas em único dia.

Também deve chegar a Ribeirão Preto um segundo robô, emprestado pelo Instituto Butantã e que deverá ser instalado na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) do bairro Castelo Branco, zona Leste da cidade.

"Estamos preparando a infraestrutura da UBDS Castelo Branco que vai receber um equipamento sofisticado para realizar em um único local todos os exames sorológicos e outras amostras para Covid-19", disse.

Initial plugin text Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca