Operação foi coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Objetivo principal foi fiscalizar a receptação, o depósito e o uso de defensivos ilegais.

Operação coordenada pelo Mapa apreende seis toneladas de agrotóxicos ilegais, no Paraná MAPA/Divulgação A Operação Westcida, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prendeu doze pessoas e apreendeu 6 toneladas de defensivos agrícolas ilegais no Paraná.

A ação ocorreu entre segunda-feira (4) e esta sexta-feira (8), com a aplicação de R$ 1 milhão em multas, segundo o ministério. O resultado da força-tarefa foi apresentado nesta manhã de sexta-feira (8), em Cascavel, no oeste do Paraná. Conforme o ministério, o objetivo da operação foi fiscalizar a receptação, o depósito e o uso de defensivos ilegais, além de produtos sem origem comprovada ou roubados. Durante a operação também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, e apreendidos oito armas e um veículo. De acordo com o Mapa, a fiscalização encontrou 34 propriedades rurais com agrotóxicos ilegais e duas empresas com irregularidades.

A força-tarefa constatou e irá investigar, conforme o ministério, um possível esquema de comércio ilegal de agrotóxicos vencidos e de produtos roubados nas regiões oeste e sudoeste do estado. De acordo com a operação, as vistorias também ocorreram na fronteira internacional, pontos de ingresso e rodovias. Fiscalização apreendeu embalagens de agrotóxicos ilegais, no Paraná MAPA/Divulgação Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.